Que o futebol é a paixão dos brasileiros não precisamos nem falar né. E não só dos brasileiros mas também de outras nações do mundo inteiro; vemos bem esse fenômeno tomar forma durante a Copa do Mundo. Mas a coisa é mais séria por aqui, o esporte se tornou uma manifestação cultural e é uma característica do povo brasileiro.

O futebol é um esporte que está presente nos  espaços sociais, em casa, nas  escolas,  no trabalho,  influenciando  até mesmo a sociabilidade  das  pessoas. Desde crianças temos contato com o futebol, seja pelos nossos pais, tios, primos ou amigos. São eles que nos presenteiam na infância com a camiseta do time favorito deles ou com o mascote do time. E claro, sempre rola aquela afinidade maior com um time ou outro.

O futebol tem o dom de nos envolver, é como se o time fizesse parte da nossa família. Defendemos nosso time até o fim, até mesmo quando ele joga mal, e se ele perder, é lógico que a culpa é do juiz ladrão ou time rival jogou sujo. Nessa hora as regras não importam, o importante é apoiar nosso time do coração, ganhando ou perdendo.




camisas-de-futebol

A paixão é tanta que quem em um momento critico do time nunca lembrou daquele campeonato super importante em que ele conseguiu conquistar a taça ou aquele jogo super difícil que ele conseguiu virar e vencer de um modo espetacular?! Tudo para desviar a atenção da derrota sofrida pelo amado time. Entre as maiores manifestações de amor pelo time está literalmente vestir a camisa dele.

Esse ritual de trajar o manto, seja em dia de jogo ou até mesmo nos dias normais, é um dos modos mais eficazes do torcedor expressar sua paixão. O iGuia vem hoje falar um pouquinho da história das camisas de futebol para que você fique por dentro do que está rolando nesse universo, e também te dá dicas de onde encontrar essas camisas para comprar online, confira:

Camisas de Futebol

 

A paixão pelo futebol é tão grande para algumas pessoas que ao redor do mundo existem milhares de colecionadores de camisas de times. Cada time possui diversas camisas e todo ano são lançados novos modelos. Além das camisas oficiais, também há as camisas de torcedores,  as camisas comemorativas e as camisas casuais. Os uniformes de um time (quantidades e modelos) e a linha de produtos começam a ser desenvolvidos cerca de um ano antes do seu lançamento.

Nesse processo também são definidos os materiais que serão usados, tendências de design, recortes, silhuetas, entre outras informações. Particularidades do clube e da torcida como estádio, grito da torcida, títulos, aniversários, hino, etc, também são levados em conta na hora da criação. Ter uma camisa antiga, de uma data especial ou rara, é muito satisfatório para um colecionador, o faz voltar no tempo só de olhar para a peça.

As lojas oficiais dos clubes de futebol sempre apresentam novas versões de camisas. As camisas polos, por exemplo, possuem as cores e escudos dos times, porém, não são nada parecidas com uniformes de jogo, podendo ser usadas tranquilamente no dia a dia, em qualquer ambiente. Entre as camisas mais legais também estão as retros, que podem ser encontradas em diversas versões e datas diferentes.

As camisas de times também devolveram uma relação entre a moda e o futebol nos últimos anos. Grifes como Dolce & Gabbana, Stella McCartney e Versace já desenvolveram peças para times europeus, o que com certeza agrega ainda mais valor as camisetas.

Abaixo alguns modelos de camisas de times:

(Os preços são indicativos, pois as lojas podem mudá-los a qualquer momento)

A Netshoes possui lojas dos principais times dentro do seu site e vende produtos oficiais de cada um deles. São peças de diversos clubes nacionais e também clubes internacionais. Essas lojas online oficiais são o lugar perfeito para quem está em busca de adquirir camisas exclusivas e produtos especiais do seu clube de coração. Entre elas estão a Shoptimão, a Mundo Palmeiras, a Santos Store, a Shop Vasco, a São Paulo Mania.

Camisa do Brasil

 

A primeira camisa usada pela seleção brasileira em 1914 era branca e azul. No começo, por falta de uniforme, os jogadores também chegaram a se vestir de verde e amarelo em linhas verticais, de vermelho e com outras combinações com branco. A seleção conquistou a Copa América pela primeira vez em 1919, e a camisa usada naquela época se fixou. Era branca e azul com cordinhas na gola, e foi usada durante 15 anos com pouquíssimas alterações.

Em 1938, a camisa sofreu alterações na gola e no escudo. Somente em 1957, foi desenvolvida a camisa canarinho da seleção. A ideia foi da  jornalista e desenhista Aldyr Schlee, que venceu um concurso promovido em 1953 pelo jornal carioca “Correio da Manhã”. A estreia da camisa foi nas eliminatórias da Copa daquele ano. Em 1958, surgia a camisa azul que passou a ser a segunda camisa da seleção brasileira.

Ela surgiu em um improviso, quando a seleção iria jogar com a Suécia no final da Copa do Mundo, cuja camisa também era amarela. Então, o azul foi o escolhido as vésperas e deu sorte, o Brasil foi campeão com essa camisa. Daí pra frente foram feitas alterações de gola, do escudo e passaram a ser confeccionadas com materiais cada vez mais tecnológicos e leves.

Falando em material, o principal material das primeiras camisas era o algodão, que dobrava de peso quando o jogador suava. Atualmente, novos uniformes são desenvolvidos anualmente, ao contrário de antigamente, em que demorava-se décadas para as camisas serem mudadas.

camisas do brasil camisas-da-selecao-brasileira-2

camisas-da-selacao-brasileira-3

camisas-da-selecao-brasileira-4

Foi em 1954 que as camisetas do time brasileiro passaram a ser fornecidas por marcas que começaram a estampar as peças com seus logos.

1954 a 1976 – Athleta

1977 e 1978 – Adidas

1979 a 1990 – Topper

1991 a 1996 – Umbro

desde 1997 – Nike

Camisas de Times Europeus

 

Entre os principais e mais queridos times europeus estão o Barcelona, Real Madrid, Manchester United,  Manchester City, Arsenal, Liverpool, Juventus, Milan, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Inter de Milão.  Colecionadores de camisas do mundo inteiro investem em peças desses times. Gigantes como a Nike e Adidas são as marcas que desenvolvem as camisetas de quase todos esses times. O site FootyHeadlines divulgou recentemente as mudanças dos próximos  uniformes de alguns desses times. O portal costuma mostrar as novas camisetas de cada equipe meses antes da divulgação oficial tanto por parte do clube quanto dos fornecedores.

Segundo o site, a próxima camisa do Barcelona voltará a utilizar suas tradicionais listras verticais. O Real Madrid continua como de costume com sua camisa com o branco em destaque com a segunda opção em azul. O Manchester United  contará pela segunda vez com a camisa fornecida pela Adidas que segue o padrão do clube, camisa totalmente vermelha somente com detalhes em branco. A diferença fica por conta do uso de dois tons de vermelhos dessa vez.

A nova camisa do  Manchester City terá um novo tom de azul desenvolvido pela Nike. O Arsenal seguirá com o mesmo formato, vermelho na cor primária e muitos destaques em branco nas mangas e na gola. Já o clube Liverpool contará com uma nova camisa com novos detalhes no design e na gola. O Juventus irá manter as tradicionais listras verticais, mas desta vez com estreitas linhas brancas dentro das largas listras pretas.

O inter está desenvolvendo uma camisa que contará com detalhes na cor amarela na marca da Nike. O Milan continua com sua tradição, a única mudança é na parte inferior onde as listras dão a impressão de que estão se dissolvendo. O Bayern de Munique e Adidas apostaram no vermelho como tom principal da camisa, mas com pequenas listras brancas, no sentido horizontal na parte da frente.

Atualmente o time que vende mais camisetas é o Manchester United. Entre os jogadores que mais vendem camisas estão o  sueco Zlatan Ibrahimovic e o francês Paul Pogba. Nessa relação também entram os jogadores Ibra, Messi e Cristiano Ronaldo. Nos últimos anos o campeão de vendas tem sido o português CR7 , mas com a  transferência de Ibrahimovic para o Manchester e até a eleição de Messi como cinco vezes o melhor do mundo podem ter ajudado na retirado do posto do português.

Compre camisas de futebol com desconto e dinheiro de volta pelo iCupom!

Camisa do Internacional

 

As cores da camiseta do Internacional surgiu durante um carnaval em Porto Alegre de 1909. Venezianos e esmeraldinos, famosos blocos de rua da época, um cuja cor era vermelha e outro verde,  decidiram através de votação qual seria cor da camisa do time Internacional. O resultado foi o vermelho e branco, em meio a muita polêmica, porém, essa é  a cor oficial do clube até hoje.

Confeccionado por Humbertina Fachel, irmã de dois fundadores do clube, o primeiro uniforme do time possuía listras verticais  brancas e vermelhas e brancas.  Alguns meses após a sua fundação e com a derrota para o Grêmio, o Internacional, resolveu adotar um novo uniforme, e que predomina até os dias atuais com poucas modificações ao longo do tempo. Camisas vermelhas com escudo na altura do coração e frisos brancos nas mangas e golas.

Ao longo dos anos outros modelos também foram criados como camisas secundárias, de comemoração, etc. A camiseta  branca com uma faixa diagonal vermelha; a camiseta totalmente branca; sem contar os modelos de treino que atualmente é cinza chumbo. Desde 2012, o Internacional mudou seu  fornecedor que permanece até os dias atuais, a Nike.

Antes disso, durante seis anos o papel foi  muito bem exercido pela Rebook. Na época a Nike desembolsou R$ 60 milhões de reais ao Inter em 4 anos de contrato e pagou uma multa rescisória a antiga fornecedora. Em 2015, o Internacional renovou o contrato com a Nike por mais 4 temporadas, sendo assim a marca é a fornecedora do Clube até 2019.

Camisas de Futebol Personalizadas

 

A moda da personalização de camisas de futebol e objetos chegou há algum tempo no Brasil para a alegria dos amantes do esporte. O mais legal é que da para fazer a sua personalização pela internet, em lojas como a Netshoes e Centauro. Você pode personalizar a camisa com seu nome e o número do jogador que desejar. Além disso, também é  possível encontrar chuteiras, luvas e bonés, por exemplo, que também podem ser personalizados. São ótimos presentes pra que é fanático por futebol!

Uniformes de Futebol

 

Sabe aquela pelada despretensiosa na semana com os amigos? Então, ela pode se tornar coisa séria com o tempo, e um uniforme é essencial nesse momento. Para quem joga toda semana e já tem um time, fazer um uniforme não é tão difícil assim, muitas lojas online oferecem serviço de personalização. E cá entre nós, é muito mais legal vestir a camisa do time que você faz parte.

Camisa Retro

 

Cada vez mais os clubes vem lançando camisas retrô. Diferente das vintages, que são as peças originais da época, as camisas retrô são inspiradas nesses modelos antigos, e muitas vezes produzidas de forma idêntica. Esses uniformes trazem mais romantismo ao futebol, já que geralmente não possuem marcas dos patrocinadores estampadas. Em ocasiões especiais muitos Clubes já chegaram a entrar em campo com camisas de décadas passadas, e isso incentiva ainda mais o comércio de camisas retros. Isso acontece tanto aqui com os times do brasileiros,  quanto com os times internacionais. É possível encontrar muita coisa legal retro, dos mais diversos times. Em lojas como a Centauro estão disponíveis camisa retro do Flamengo, camisa retro do Palmeiras, camisa retro do Corinthians e por aí vai. Para os colecionadores de plantão, as opções são muitas, vão desde os  times mais populares até os menos conhecidos.

Camisas de Futebol Americano

 

Um dos esportes de equipe mais populares nos Estados Unidos também tem feito bastante sucesso nos últimos tempos aqui no Brasil. O surgimento do futebol americano se deu através de uma variação do Rugby. Para jogar o foco deve ser na velocidade, capacidade tática, agilidade e força bruta. A NFL é a maior liga do mundo de futebol americano e possui cerca de trinta times. De uns tempo pra cá é possível encontrar também no Brasil diversos acessórios do esporte, principalmente camisas de futebol americano. Com o aumento da popularidade do futebol americano por aqui, as camisas se tornaram um item indispensável para quem curte acompanhar os times. É possível encontrar as camisas de diversos times em lojas como a Centauro e a Netshoes. Na Nike Store você também pode adquirir a camisa de alguns jogadores e de times como o New England Patriots, New Orleans Saints, New York Giants, Green Bay Packers e San Francisco 49ers.