COMO TIRAR SUAS MEDIDAS?

Saber tirar as medidas do quadril, cintura, busto e comprimento das costas é muito útil para quem quer comprar roupas online! É muito bom para evitar a possível troca daquela peça que você amou a primeira vista pela foto. Veja a seguir um passo a passo para você tirar as suas medidas em casa e comprar roupa sem medo de não servir.

Veja também mais pra baixo quais são os tipos de corpos e descubra qual é o seu! O meu é o pêra ou triângulo, e dou algumas dicas de quais tipos de roupas caem bem para esse tipo de corpo 🙂

Veja o vídeo sobre como tirar suas medidas do busto, cintura e quadril:

Normalmente as lojas de roupas online tem tabelas de medidas, mas você tem que saber tirar suas medidas certinho pra usar direito a tabela, como esse exemplo aqui da loja de roupa online Bonprix:

tabela medidas bonprix
É importante que você tire suas medidas sem apertar e sem deixar folga, evite pensar que a roupa que você viu tem um modelo mais folgado ou que você irá emagrecer.

É melhor que outra pessoa meça para você, pois algumas posições para você se medir dão uma leve alterada no resultado. Mas se não for possível, conte com a ajuda de um espelho de corpo inteiro para você conseguir acompanhar se a fita está na posição correta.

Meça de calcinha e sutiã, de preferência o sutiã que você usa normalmente ou que vai usar com a blusa ou vestido que quer comprar. Por exemplo se você sempre usa bojo com enchimento, não vai medir sem o bojo né.

COMO MEDIR O BUSTO

O busto você passa a fita pelas costas e mede na altura dos mamilos. Sem apertar nem deixar solto. Aí vira de lado pra ver se a fita não escorregou, veja no espelho se a fita está certinha antes de anotar o número final.

COMO MEDIR A CINTURA

Mas afinal, onde é a cintura? A cintura, ao contrário do que muita gente pensa, não é a parte mais fina do seu torso, logo abaixo das costelas. Ela é mais ou menos na altura do seu umbigo. Para medir sua circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do seu abdômen nu um pouco acima do osso do quadril, na medida mais fina. A fita deve ficar justa, mas não apertada a ponto de comprimir. Relaxe o corpo e meça, evitando encolher a barriga.

Dependendo do corte da blusa ou do vestido, a altura da cintura, que é onde a blusa entra, vai ser diferente. Ela pode começar a entrar logo abaixo do busto, ou logo acima do quadril. A melhor coisa neste caso é ver a blusa ou vestido e estimar onde a “cintura” dele entra, mas em geral é na altura do umbigo.

COMO MEDIR O QUADRIL

O quadril é a parte mais larga do seu bumbum, mas ou menos na metade da altura do bumbum. Olha de frente para o espelho e meça a parte mais larga do seu quadril. Se você tem culote, não leva isso em consideração, pois está abaixo do quadril. Na parte mais larga do bumbum, contorne o quadril com a fita métrica. Muitas confundem o quadril com a cintura baixa, que é onde fica o cós de calças super baixas. O quadril é um pouco mais para baixo (logo abaixo do osso lateral mais saliente do quadril e geralmente fica a 20 cm abaixo da cintura).

COMO MEDIR O COMPRIMENTO DA BLUSA

Essas são as medidas que a maioria das lojas online disponibilizam nas tabelas, mas algumas tem medidas adicionais, como o comprimento da peça, das mangas, etc. Pra ver o comprimento da blusa, meça com a sua fita métrica do seu ombro até onde você quer que a blusa vá, levando em consideração as curvas, não vai reto. No meu caso, na metade do seu bumbum.

OUTRAS MEDIDAS

Largura das costas – Peça a ajuda de alguém, e oriente a pessoa a medir suas costas de ombro a ombro – do osso final de um ombro até o osso final do outro.

Comprimento da calça ou saia – para qualquer medida de comprimento deve-se partir da base onde se encontram ombro e pescoço até a cintura, e da cintura para baixo

Comprimento para blusas – meça do ombro até a cintura, ou até onde você quer que a blusa termine. Para calças, meça da cintura para baixo.

Comprimento para saias – meça a fita até o comprimento desejado da sua saia. Geralmente, saias curtas vão até a metade da coxa, saias normais vão até um palmo acima dos joelhos e mais compridas são abaixo dos joelhos.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CORPOS?

Veja o vídeo:

São basicamente 5 os tipos de corpos, levando em consideração ombros, cintura e quadris.

O ampulheta é quando a medida dos ombros e quadris é a mesma, mas a cintura é mais fina.

O retângulo é quando os três tem praticamente a mesma medida.

Triângulo invertido é quando a medida dos ombros é maior que a dos quadris.

Oval tem a medida da cintura maior que a dos ombros e quadris.

E triângulo, ou pêra, é quando a medida dos quadris é maior que a dos ombros.

QUAIS ROUPAS VALORIZAM O CORPO PÊRA?

Veja o vídeo a partir de 2 minutos e 40 segundos ou leia abaixo o conteúdo 🙂

Como a nossa noção de bonito é o simétrico, pra cada tipo de corpo tem uma forma diferente de buscar a simetria e equilibrar as formas.

O meu corpo por exemplo é o pêra ou triângulo, eu tenho os ombros estreitos e o quadril mais largo. Então para valorizar essa silhueta, vamos adicionar volume em cima e reduzir volume embaixo, marcando a cintura sempre que possível.

Então aqui vão algumas dicas pra quem tem o corpo pêra: Prefira sempre usar as suas estampas e cores vibrantes na parte de cima. Cores mais escuras e peças lisas, sem estampa, na parte de baixo.

Prefira peças com listras horizontais em cima e verticais em baixo. As listras horizontais, principalmente grossas, adicionam volume e as listras verticais alongam a silhueta.

NA PARTE DE CIMA

Pro corpo tipo pêra fica bem decotes e mangas que acentuem os ombros e o colo, como o decote canoa, ombro vazado, e a manga japonesa.

Procure blusas e blazers acinturados e estampados, use sobreposição, colares, lenços, golas diferentes, recortes, bordados e transparência. Enfeites perto do decote alongam os ombros e a linha do pescoço, então peças com qualquer tipo adorno, seja miçangas, lantejoulas, laços dão esse efeito. A ideia é chamar a atenção para a parte superior do corpo.

Se você tem o busto pequeno, busque enfatizar essa área, com decotes estilo coração ou tomara que caia. Babados e colares grandes fazem o busto parecer mais cheio, o que vai equilibrar as proporções do corpo. Estampas grandes também ajudam, quanto maior a estampa mais volume ela dá.

Se você tem o busto grande, evite batas largas, pois elas neutralizam a cintura e fazem você parecer maior do que é com essa peça. Evite também gola alta, tecidos canelados, cores claras ou muito chamativas na parte de cima.

É difícil demarcar a cintura se você tem o busto grande sem apertar e demarcar o busto também, por isso as blusas acinturadas com decotes em V, que alongam o corpo, quadrados ou canoa são suas melhores amigas. Mostrar um pouco do colo ajuda você a não parecer maior do que é.

NA PARTE DE BAIXO

Pra equilibrar o visual dos quadris largos, você pode também dar volume aos braços com mangas estilo quimono ou morcego, ou ainda dobrando as mangas longas de camisas.

Na parte de baixo, a gente vai atenuar o quadril, então nada de vestido tubinho, saia com prega, calça ou short com bolsos laterais ou volumosos, cinto no quadril.

Casacos e blusas que terminam acima do bumbum ou que o cubram totalmente também não fica legal, busque os que terminam no meio da bunda, ultrapassando um pouco do quadril para estender o torso e disfarçar a largura da região inferior.

Na parte de baixo, pra quem tem corpo pêra, o melhor são as saias com corte A ou evasê, aquelas que marcam a cintura e abrem, calças de corte reto, e com cores escuras. Pode ser preta, cinza, vinho, verde, azul, desde que seja escuro. E a melhor parte é que suas calças e saias sendo de uma cor só, elas vão combinar com praticamente todas as suas blusas. Também evite usar bolsa a tiracolo, aquelas que ficam na altura do quadril.

Meninas, essas foram as dicas pra quem tem corpo pêra ou triângulo. Eu sei que as vezes a gente vê a roupa na modelo, acha linda e compra, mas não se engane, tem coisa que não vai ficar bem em você!

6 DICAS PRÁTICAS – COMPRAR ROUPA ONLINE SEM ERRAR

Veja o vídeo ou leia o conteúdo abaixo 🙂

Se você já viu os dois primeiros videos dessa série, você já sabe tirar as suas medidas pra consultar as tabelas de tamanho nas lojas de roupa online e também já sabe qual o tipo do seu corpo e quais os estilos de peças você está procurando – e não vai se deixar enganar por boas fotos!

Então agora é hora de aprender alguns truques para analisar melhor as imagens e as informações das roupas nas lojas online! Vamos falar principalmente de blusas, porque é o que a gente acaba comprando mais.

E você pode comprar roupa online sem medo, porque pelo Código do consumidor você tem 7 dias corridos do recebimento da compra na sua casa para trocar ou devolver o seu produto sem ter que dar uma razão.

DICA 1 – NÃO DEIXE A FOTO TE DISTRAIR

Então agora que você já sabe o seu tipo de corpo e quais peças você está procurando, não se deixe levar por uma foto bonita! Não se engane, faz aquele exercício de ficar de calcinha e sutiã na frente do espelho e estudar a sua silhueta.

Depois tenta visualizar a peça no seu corpo e não compra o que você já sabe que não fica legal em você só porque está bonito na modelo. Controle-se!

DICA 2 – AS MELHORES LOJAS DE ROUPAS ONLINE

As mais baratinhas, pra comprar blusinhas e outras peças pro dia a dia são a Posthaus, C&A, Renner e Passarela – dá pra encontrar coisas a partir de R$9,90.

A Enjoei também tem bastante coisa legal e barata, mas tem que garimpar, porque é um marketplace em que outras pessoas vendem roupas e outras coisinhas usadas. Tem muita coisa de marca que foi usada uma vez só ou nunca foi usada porque não serviu. Legal também que dá pra negociar o preço com a vendedora e fazer perguntas sobre a peça antes de fechar.

Pra roupas de maior qualidade, que vão durar mais e com um precinho um pouco mais alto, entre 100 e 200 reais, dá pra encontrar blusas e outras peças mais chiques, para sair, para uma reunião importante, para uma festa: como a Bonprix, Amaro, Shop2gether, OQVestir, Submarino Moda.

DICA 3 – PROCURE AS MEDIDAS DA MODELO

Um site que eu gosto bastante é o da multimarcas Shop2gether, que tem muita variedade de roupas de marcas como Animale, Ellus, Farm, Diesel, Osklen, Le Lis Blanc, Mob e várias outras. Se você gosta de roupas de marca vai adorar a Shop2gether.

Quando você escolhe um produto, além da tabela de medidas, ele te mostra as medidas da modelo, o que ajuda muito na hora de você pensar como a peça cairia no seu corpo. Veja um exemplo legal disso no vídeo acima (vá para 5 minutos e 10 segundos para ver o exemplo).

DICA 4 – FERRAMENTAS VER DETALHES DO CAIMENTO

Pensa que a modelo e o fotógrafo são profissionais, e que na foto a roupa vai estar o mais linda que ela pode estar. Se a peça não está bem na foto ela não vai ficar bem em você.

Então sempre veja o que o site disponibiliza pra você visualizar melhor a peça: várias imagens de ângulos diferentes da modelo com a roupa, zoom nas imagens, vídeos, e informações escritas sobre a peça.

Algumas lojas tem até personal stylist que você pode consultar por chat antes de fazer a compra se tiver alguma dúvida sobre a peça.

DICA 5 – USE A TABELA DE MEDIDAS COM CUIDADO

Veja a tabela de medidas pra cada peça que você for comprar, porque cada peça ou marca pode ter uma modelagem diferente no mesmo site. Não confie na tabela 100%.

As tabelas trabalham com intervalos, então pode ser que a sua medida esteja por exemplo no intervalo máximo do M. Aí que é importante ver o caimento da peça na modelo, se o modelo da blusa é soltinho, aí você pode comprar o M, mas se for mais justinho talvez tenha que optar pelo G.

Veja sempre o caimento da peça na modelo. Se o modelo da blusa for mais soltinho e você quiser ele mais justinho, vá pro lado menor da tabela. Se você quiser ele mais soltinho, vá pro lado maior da tabela.

Leve em conta o tecido também, por exemplo peças de tricô ou caneladas são volumosas, e não são legais pra quem tem muito busto ou é mais gordinha.

Se na composição tiver spandex ou lycra, que esticam um pouco mais, você pode ir para um tamanho menor, mas não conte muito com isso pra não dar aquele visual esticado.

DICA 6 – LEIA OS COMENTÁRIOS SE TIVER

A Posthaus, que eu já mencionei acima, tem bastante coisa legal, e tem roupa barata a partir de 15 reais, blusas em média de 50 reais até umas mais carinhas, até 400. A Posthaus também tem uma linha muito boa de Moda Plus Size, com peças lindas feitas especialmente para as mulheres mais curvilíneas (não são adaptações).

Mas o que é mais legal na Posthaus, além da variedade, é que tem muitos comentários das clientes que compraram, com a altura e peso delas e o tamanho que compraram, mais uma baliza pra você ver se está escolhendo o tamanho certo, se o caimento é bom, se o tecido é gostoso, se a roupa é transparente.

Gostou de uma peça e ela caiu como uma luva em você? Então volta no site que você comprou e compra a mesma peça em várias cores, ou a mesma cor, sem vergonha de ser feliz.

Se pra você é tão difícil achar roupa quanto é pra mim, essa dica é ótima, porque eu quase choro quando minhas roupas preferidas começam a ficar velhinhas e como eu queria ter outra igual nova!

Depois de toda essa pesquisa pra fazer o vídeo, vou comprar umas blusinhas pra mim e faço um vídeo com os resultados quando elas chegarem.